Dois casos de sarampo são confirmados em Pernambuco




A Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a Secretaria de Saúde do Recife confirmaram dois casos de sarampo em Pernambuco. A primeira vítima é um homem, de 27 anos, com histórico de viagem no início de julho para Manaus, área onde está circulando o vírus. Em Manaus, ele teve contato com um caso suspeito.
A segunda ocorrência é de uma menina de 2 anos, sobrinha do homem, e que mora com ele no Recife. Os dois não comprovaram vacinação para tríplice viral. Após resultado laboratorial preliminar do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE), não conclusivo, mas sugestivo para a doença, as amostras de sangue dos pacientes foram encaminhadas para a Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro (Fiocruz-RJ), laboratório de referência nacional, onde houve a confirmação.

Outros casos suspeitos

De acordo com a Fiocruz-RJ, a menina de 2 anos teve resultado positivo por meio das técnicas de PCR e sorologia, enquanto o homem teve sorologia positiva. Os outros três casos relacionados a esses pacientes, dois familiares e uma funcionária, continuam em análise.

Campanha de vacinação

A  Secretaria Estadual de Saúde ressalta que a confirmação desses casos no Estado só reforça a importância da população manter a caderneta de vacinação atualizada. A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e o sarampo segue até 31 de agosto, e terá o Dia D neste sábado (18).
A campanha de vacinação é voltada para crianças de 1 ano a menores de 5 (4 anos, 11 meses e 29 dias), independente da situação vacinal. No Estado, o objetivo é imunizar, no mínimo, 95% dos 544.180 meninos e meninas pernambucanos inclusos na estratégia. Até a manhã desta quinta-feira (16), mais de 115 mil meninos e meninas já haviam sido imunizados, totalizando 21% do público.
<

Nenhum comentário