Concurso para soldado da PMPE tem 162,7 candidatos por vaga

Cursinho preparatório na Boa Vista recebeu cerca de dois mil candidatos do concurso / Guga Matos/JC Imagem


A briga por uma das 500 vagas disponíveis para soldado da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) não vai ser nada fácil. Amanhã será dada a largada para a longa disputa, com a realização das provas objetivas, em nove cidades do Estado. E a despeito dos riscos da profissão e do baixo salário inicial (R$ 2.819,88), 81.396 candidatos estão inscritos no concurso, o que implica em 162,7 concorrentes por vaga. No certame de 2016 havia 81 candidatos por vaga.



As provas serão aplicadas em 144 prédios, sendo 58 só no Recife. A abertura dos portão acontece às 7h e o fechamento, às 8h. Os candidatos terão quatro horas para responder a 60 questões objetivas de múltipla escolha do exame de habilidades e conhecimentos, das 8h15 às 12h15. E, por medida de segurança, só podem sair da sala após três horas do início.
A Comissão de Concursos do Instituto de Apoio a Universidade de Pernambuco (Conupe/Iaupe) lembra que os candidatos só terão acesso ao local de prova portando, exclusivamente, caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricada em material transparente; o cartão informativo e o documento de identidade original.
“Se alguém entrar na sala com celular ou qualquer outro equipamento eletrônico, como smartphones, smartwatches, laptop, tablet (mesmo desligado ou sem bateria) será eliminado”, destaca o gerente-geral de Articulação e Integração Institucional e Comunitária da Secretaria de Defesa Social (SDS), Cláudio Borba. Bolsas, armas, capacete, boné, relógio e óculos escuros também estão vetados.

Nenhum comentário